O Que Causa A Infidelidade Feminina?

A maioria dos homens não gosta de falar, nem sequer de pensar, na infidelidade feminina, preferindo pensar que tal se trata de um mito, de uma prática rara e que só pode acontecer aos outros. Contudo, a realidade é bem diferente. A infidelidade feminina é uma forte realidade e todos os homens devem ter essa consciência.

Se no passado, a infidelidade feminina era fortemente criticada e até castigada pela sociedade, com o reconhecimento da igualdade entre os sexos e com a emancipação feminina, a mulher passou a reservar-se o direito de procurar a satisfação íntima da mesma forma que o sexo masculino sempre o fez. Nem que para isso, tenha que trair.

Numa sociedade, em que a mulher tem um papel cada vez mais ativo, a nível profissional e intelectual, a infidelidade feminina cresceu par e passo com aumento de protagonismo do outrora sexo fraco.

Mas é claro, que o novo papel da mulher na sociedade moderna, não é a única explicação para a infidelidade feminina. Então, o que leva a mulher a trair?

Para começar, temos que referir a mesma razão que leva muitos homens a trair as suas parceiras: a insatisfação, com um ou vários aspetos da sua relação atual. Esta insatisfação pode ser emocional, intelectual, afetiva ou sexual.

Para além destes dois grandes vetores da infidelidade feminina, podemos procurar outras causas:

Reação à infidelidade do homem: quando a mulher descobre que foi traída, uma das reações mais comuns, passa por procurar a “vingança”, traindo ela própria o seu parceiro. Esta é uma aplicação da velha máxima “olho por olho”.

Excesso de hormonas: a ciência tem explorado de forma exaustiva o campo da sexualidade e como não podia deixar de ser, também a infidelidade feminina já foi alvo de estudos aprofundados. Segundo o estudo efetuado por uma conceituada universidade norte-americana, as mulheres que possuem níveis excessivos de uma hormona designada estradiol (pertencente ao grupo dos estrogénios), têm a tendência de se sentirem mais insatisfeitas com os seus parceiros, o que as pode levar a procurar outras fontes de satisfação.

A busca incessante pelo homem ideal: segundo os psicólogos, a infidelidade feminina é bastante potenciada pelo chamado “Complexo de Cinderela”. De uma forma muito resumida, este complexo está presente de forma consciente ou inconsciente, em todas as mulheres que de alguma forma esperam “o homem perfeito”. Estas mulheres querem um homem bonito, rico, charmoso, confiante e carinhoso. Não conseguindo encontrar um parceiro que reúna todas estas caraterísticas, elas têm a tendência de saltar de relação em relação, muitas vezes cometendo traições.

Após saber tudo isto, por certo que já olha para a infidelidade feminina com outros olhos.
Encontro